-->

sábado, 7 de maio de 2011

Mais de 70 mil peixes são soltos nos rios do pantanal mato-grossense


Pesquisador esclarece que soltura obedece a critérios científicos.
Intençãodo projeto é repovoar as bacias e rios do Pantanal.

Peixes são soltos nos rios do Pantanal (Foto: Reprodução / Assessoria)Peixes são soltos nos rios do Pantanal
(Foto: Reprodução / Assessoria)
Mais de 70 mil pequenos peixes são soltos em projeto para repovoar as bacias e rios do Pantanal mato-grossense. O Projeto Peixe N’Água é uma parceria entre empresas privadas e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
O lançamento oficial do projeto será feito na terça-feira (10) em Rondonópolis, a 218 quilômetros de Cuiabá. Mas a soltura dos alevinos, como são chamados os peixes ainda pequenos, já acontece há um ano.

A partir de agora, com a ajuda dos pesquisadores da UFMT, a soltura dos peixes vai obedecer a critérios técnicos e científicos. Como as ações não obedeciam aos critérios adequados, será feita uma estocagem de alevinos da região. Isso vai ajudar a obedecer as regras biológicas e ecológicas do modo de vida de cada uma das espécies, suas fases de desenvolvimento e crescimento.
A primeira soltura aconteceu no dia 19 de abril, no rio Itiquira, quando 70 mil alevinos foram soltos na região do Pantanal mato-grossense. Segundo o pesquisador Francisco de Arruda Machado, em agosto do ano passado começou a coleta das matrizes, que depois foram para cativeiro para um período de acomodação.
Ainda de acordo com Machado, o projeto respeitou o ciclo de reprodução da espécie. “Peixes de piracema nascem na calha do rio e as larvas vão se criar exatamente nesses alagados. No caso do Pantanal, eles vão para essas lagoas e só saem de lá adultos”, revela o pesquisador
De acordo com Aline Bortoli, representante de uma das empresas parceiras no projeto, apenas quando viram que muitas ideias parecidas não davam certo foi que entenderam a importância dos profissionais. “Descobrimos que a maioria dos projetos não tinha garantia nenhuma de dar certo, pois eram feitos sem estudo”, revela.
O lançamento do projeto Peixe N'Água será no dia 10 de maio, às 16h30, na sede da Associação do Engenheiro Agrônomos (Aeagro) de Rondonópolis

Nenhum comentário: