-->

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Em material didático da prefeitura do Rio de Janeiro, Manaus é a capital da Paraíba


Um aluno com déficit de atenção do quinto ano da Escola Municipal Professor Augusto Cony, na Taquara, Zona Oeste do Rio, fazia seus exercícios de matemática em casa quando erros na apostila chamaram a atenção do seu primo mais velho, Rodrigo de Alencar, de 26 anos, que o ajudava nas tarefas. Na página 11, da MP5 do 2º bimestre — como o material didático é nomeado — uma tabela com estados da Região Nordeste ensina que Belém  é a capital de Pernambuco, que Manaus é a capital da Paraíba e que este estado é representado pela sigla PA, em vez de PB.
Mãe da criança, Silvia Alencar, de 43 anos, afirma que esta não é a primeira vez que o material didático distribuído pela Prefeitura possui problemas de informação e editoração. "Os erros são constantes. No ano passado, a professora chegou a pedir para os alunos apagarem palavras da apostila com liquid paper ou então para pularem a matéria. Sei que não é um problema da escola, que tem professores muito competentes. O problema é que o governo não está nem aí para nada. Não existe filho de nenhum deles [governantes] estudando no Brasil. Vão para o exterior estudar e voltam para sacanear o povo", reclama indignada.
A mesma apostila possui erros de padronização dos numerais que dificultam o aprendizado da disciplina. Em uma mesma página, o número "75.468" é dividido por ponto e o número "8400", não.
"Para um aluno que está aprendendo, faz diferença um número ter ponto e o outro não. Como ele vai entender a diferença entre as casas decimais?", questiona a mãe da criança.
Rodrigo de Alencar ressalta a queda na qualidade do material escolar do período em que estudou em uma escola municipal — de 1995 a 2000 — para os dias atuais. "Eu estudei com livros que tinham impressão colorida. Agora o governo oferece uma apostila impressa em preto e branco, em um papel de baixa qualidade e com erros absurdos de informação".
Procurada pelo G1, a secretaria municipal de Educação disse que os erros no Caderno Pedagógico de Matemática do 5° ano do 2° Bimestre foram identificados e a errata foi encaminhada para todas as escolas da rede na sexta-feira (10). No entanto, até a publicação desta matéria, o aluno da Escola Municipal Professor Augusto Cony ainda não tinha recebido o novo material. A secretaria informou ainda que, quando erros são identificados, a determinação dada aos professores é para que os mesmos orientem os seus alunos para que façam as alterações necessárias.
A Secretaria Municipal de Educação esclareceu que os Cadernos Pedagógicos são elaborados pelos próprios professores da rede municipal e os cadernos de Matemática são supervisionados pela professora doutora Suely Druck.
Suely Druck afirmou que é responsável somente pela revisão da parte de matemática dos Cadernos Pedagógicos e que textos e tabelas que tenham erros de geografia e português são revisados por outros profissionais posteriormente.
Quanto à pontuação numérica, a professora disse que não existem erros, já que a norma adotada no Brasil é só usar pontos quando o numeral é referente a dinheiro. Para Suely, as diferentes formas apresentadas na apostila são importantes para o conhecimento geral do aluno, que deve aprender as várias maneiras de se escrever o número.
Atraso nos kits escolares
De acordo com a mãe do aluno, o kit escolar também oferecido pela Prefeitura, contando cadernos e lápis de cor, foi entregue no início de maio, três meses depois que as aulas começaram.
Escola ficou três meses sem merenda
Os alunos da Escola Municipal Professor Augusto Cony ficaram três meses sem comida da merenda escolar devido às obras da Transcarioca. Um muro da instituição foi derrubado para a construção da via. Até que ele fosse reconstruído com um recuo e um novo medidor de gás fosse encanado, não foi possível servir almoço aos alunos. No entanto, a diretora da escola informou ao G1 que lanches foram oferecidos às crianças.
A secretaria municipal de Educação informou, através de nota, que os alunos não foram prejudicados na alimentação durante as adaptações no medidor de gás da instituição.
G1

Coirregularidades, Bombeiros e Exército vão fechar barracas de fogos em Guarabira









Barracas de fogos às margens da rodovia PB-073
Com a proximidade do período junino os Bombeiros intensificam as fiscalizações de estabelecimentos que comercializam artefatos explosivos. Uma fiscalização feita recentemente em barracas de fogos de artifício localizadas na saída de Guarabira para Pirpirituba constatou várias irregularidades e esses estabelecimentos poderão ser interditados.
A revelação foi feita pela tenente-coronel Jousilene Sales, comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, sediado em Guarabira, em entrevista concedida ao repórter Edcarlo Monteiro, da Rádio Cultura de Guarabira na manhã desta sexta-feira (17). “Já encaminhamos para o Ministério Público, através do promotor Abraão Falcão, um documento relatando as irregularidades encontradas nas barracas de fogos aqui de Guarabira e estamos aguardando uma determinação para fazermos uma operação com a presença do Exército para fecharmos os estabelecimentos que estão em desacordo com a legislação que regulamenta a comercialização desses produtos”, disse Jousilene.
De acordo com a comandante a ação dos Bombeiros se justifica para evitar uma tragédia até com vidas humanas sendo perdidas. “Nós tivemos um caso lamentável recente na cidade de Belém onde uma jovem e seu padrasto morreram numa explosão em uma fábrica clandestina de explosivos. Vamos fiscalizar e fechar quem não estiver legalizado e quem não cumprir todas as normas de segurança”, assegurou.

Exclusivo: Destacamento de Policia de Araçagi, recupera moto que foi assaltada na ultima terça-feira.



Na tarde desta sexta-feira(17), a guarnição de serviço do destacamento de Araçagi-PB. O SGT. Luciano, CBS. Martins, Adão e o SD Herculano. Perceberam dois indivíduos em uma motocicleta em atitude suspeita, ao perseguirem os indivíduos eles empreenderam fuga rumo a rua do cemitério, em seguida jogaram a moto dentro do Rio, é evadiram-se; Trata-se de Erenilton Barbosa Alves, 18 anos e Diogo Hipólito de Souza, também de 18 anos, ambos residem no Castelo Branco, em Araçagi.
Os dois indivíduos evadiram-se após verificar a origem da moto, constatou-se  que a mesma foram roubada no sitio Piabas na ultima terça-feira(14). A moto Honda CG 150 de cor vermelha de Placa( M M Z-6901) Araçagi-PB. Os criminosos pintaram a moto de preto para que não fosse identificada. A policia espera prende os acusados, mais pra isso perde ajuda da população que denuncie os mesmo através de denúncia anonima.




Portal Araçagi para o Mundo/Fotos Roniel Gomes

Aposentada com problemas de audição é assassinada durante assalto a ônibus na BR-230





Cerca de 50 passageiros, além do motorista e o cobrador, foram feitos reféns. Dentre os passageiros, estava a aposentada Cecília Silva Campos, de 64 anos, que morava no Sítio Torres, bem próximo do local do crime.

Com problemas de audição, ela não percebeu que acontecia um assalto. Ao se levantar do banco para descer do veículo, acabou sendo atingida com um tiro no peito. O disparo foi feito à queima-roupa e a aposentada morreu na hora.

Ao confirmarem o falecimento, os filhos da vítima entraram em desespero. Depois que mataram a aposentada, os bandidos pegaram todo o dinheiro do caixa e saíram correndo efetuando disparos no meio da pista e entrando no matagal.

Equipes da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar fizeram o isolamento do local, enquanto os técnicos do Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) realizaram a perícia. A Polícia Militar fez rondas, mas até agora, ninguém foi preso.

Assista ao vídeo:

 Portal Correio

PERVESIDADE! CAVALO É ENCONTRADO COM O ÓRGÃO GENITAL AMARRADO



“É inacreditável que o ser humano chegue a esse nível de perversidade”. Esse é o relato de um morador da Rua Professora Delva de Alencar, bairro Frei Damião, em Juazeiro do Norte, que presenciou, juntos a vários outros habitantes daquela localidade, o estado em que um cavalo foi abandonado. O animal apresentava diversas marcas de maus-tratos, dentre elas, uma espécie de nó foi feito em seu órgão genital.

Populares acionaram a Companhia de Polícia do Meio Ambiente – CPMA, porém, foram informados que, das duas viaturas existentes, uma encontra-se em manutenção e a outra teria saído para realizar uma apreensão na zona rural do município. Mediante ausência dos policias da CPMA, fora solicitado junto ao Centro de Zoonose um responsável para averiguar as condições do cavalo.



Cavalo vítima de maus-tratos (Foto: Michel Dantas/Agência Miséria)

Diante avaliação prévia, Vanderlan Bezerra, constatou que o bicho estava infecção urinária, por decorrência da lesão causada em seu pênis, febre e princípio de cegueira. O cavalo foi levado em estado grave para o Centro de Zoonose, situado próximo ao Parque Padre Cícero, no Bairro Universitário, para ser medicado e submetido à quarentena.

Revoltados com a barbárie, moradores cobraram a elucidação do caso e punição ao(s) envolvido(s). “Já fizemos uma consulta geral em nossa rua, mas ninguém viu como o cavalo chegou até aqui, tampouco quem teria cometido essa crueldade com ele. Quem faz isso com um bicho indefeso, é capaz de cometer o mesmo com um ser humano. Que a polícia identifique e puna com severidade”, disse indignado Elias Ramos.


Uma espécie de nó foi feito em seu órgão genital (Foto: Michel Dantas/Agência Miséria)

Fonte: MISÉRIA

Guarabirense troca tiros com a PM de Areia e é alvejado na perna





De acordo com as informações, “Fanfan”, “Nêgo Veio” e “Pinduca”, estavam dentro de um veículo, em atitudes suspeitas, e foram abordados pelos policiais. “Pindoca” sacou uma arma e durante a troca de tiros foi atingido na perna. Ele foi socorrido pelos policiais para o Hospital da cidade, foi atendido e em seguida liberado.

Os acusados foram presos e levados para a delegacia de Areia, onde confessaram que estavam se preparando para praticar um assalto. Ainda de acordo com a Polícia Militar, na DP eles também confessaram outros roubos.


Portal Mídia

Maranhão Solta o Verbo




Em entrevista concedida ao radialista Eraldo Luiz no programa linha aberta, da Rádio Cultura de Guarabira, o ex Governador José Maranhão fez duras críticas a atual administração do Governador Ricardo Coutinho. De acordo com "Zé Maranhão", Ricardo não tem competência administrativa e não conseguiu realizar até agora, nenhuma obra estruturante. Maranhão foi ainda mais longe, segundo ele RC vive de inaugurar obras que foram idealizadas e projetadas em seu Governo. tentando desta maneira confundir a opinião dos Paraibanos.

Com Cristiano Alves

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Prédio de quatro andares desaba em Salvador, há pessoas soterradas nos escombros





16/05/2013 - Um prédio de quatro andares desabou no início da tarde desta quinta-feira, no bairro de Periperi, em Salvador. De acordo com o Corpo de Bombeiros, três pessoas estavam dentro do local na hora do desabamento e duas estão soterradas. A causa da queda do edifício pode ter sido a explosão de um botijão de gás.

O prédio está localizado próximo à praça da Revolução, no bairro de Periperi, na rua General Labatut. No momento do desabamento, três pessoas estavam dentro do local: uma mulher, que estava sozinha em um apartamento, e uma criança e seu pai em outro.
Segundo informações preliminares, as estruturas se abalaram após uma explosão e o prédio, então, desabou. A mulher conseguiu se salvar. A criança e o homem estão soterrados.

O Corpo de Bombeiros chegou ao local e faz escavações em busca dos dois desaparecidos. Como há a suspeita da explosão de um botijão de gás, os socorristas removem os escombros e também usam mangueiras para apagar pequenos focos de incêndio surgidos no local.

Segundo vizinhos do prédio, no local funcionava, em um dos apartamentos, uma fábrica clandestina de fogos de artifício. Técnicos da Defesa Civil de Salvador também estão no local.

TERRA

quarta-feira, 15 de maio de 2013

CNJ determina que cartórios celebrem casamento civil entre pessoas do mesmo sexo


Medida foi uma resposta aos cartórios de alguns estados que vinham se recusando a celebrar o casamento


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou nesta terça-feira (14/5) uma resolução que estabelece a obrigatoriedade de os cartórios de todo o Brasil registrarem casamentos civis entre homossexuais e a converterem a união estável homoafetiva em casamento. De acordo com o texto, aprovado por 14 votos a 1, os cartórios estarão sujeitos a “providências cabíveis” por parte do Corregedoria dos Tribunais de Justiça caso descumpram a orientação.
A medida, proposta pelo presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, foi uma resposta aos cartórios de alguns estados que vinham, com frequência, se recusando a celebrar o casamento entre casais do mesmo sexo. “A recusa implicará a imediata comunicação ao respectivo juiz corregedor para providências cabíveis”, destaca a resolução.
Na avaliação de Joaquim Barbosa, não faria sentido o CNJ aguardar o Congresso apreciar o tema para fazer valer a decisão tomada pelo STF em maio de 2011, quando a Corte autorizou a celebração de união estável entre homossexuais. “O Conselho está removendo obstáculos administrativos à efetivação de decisão tomada pelo Supremo e que é vinculante (precisa ser seguida por todo o Judiciário do país)”, disse o presidente do CNJ.
O principal artigo da resolução é claro quanto ao dever dos cartórios de seguirem a decisão: “É vedada às autoridades competentes a recusa de habilitação, celebração de casamento civil ou de conversão de união estável em casamento entre pessoas de mesmo sexo.”
A decisão do CNJ é passível de recurso somente ao STF.
Fonte: Correio Brasiliense

Jornal Correio Brasiliense diz que candidato a governador do PMDB da Paraíba será Vitalzinho


Segundo a publicação o ex-governador José Maranhão vai disputar uma das duas vagas no Senado


Senador Vital do Rego
O conceituado jornalista Arimateia Souza em sua coluna “Aparte”, do Jornal da Paraíba desta terça-feira (14), reproduz nota do Jornal Correio Brasiliense dando conta que Veneziano Vital não será o candidato a governador pelo PMDB nas próximas eleições no Estado.
De acordo com a nota, a decisão partiu do núcleo duro do PMDB nacional. Segundo a publicação o ex-governador José Maranhão vai disputar uma das duas vagas no Senado.

Leia:
Decisão cúpula
O que periodicamente é cogitado nos meios políticos paraibanos, ganhou versão de definição nas páginas do jornal Correio Braziliense.
Confira: “O PMDB lançará a candidatura do senador Vital do Rego ao governo da Paraíba. O ex-governador José Maranhão concorrerá ao Senado. A decisão foi tomada por orientação da cúpula da legenda, que quer palanque próprio na maioria dos estados”.

Fonte: Jornal da Paraiba

Comandante do 3º BBM de Guarabira, Jousilene Sales é promovida a tenente coronel

Ela falou das conquistas da mulher na Corporação, lembrando das dificuldades para alcançar mais um posto no oficialato










Jousilene concedendo entrevista
O governador Ricardo Coutinho assinou os atos de promoção de nove majores ao posto de tenente coronel do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba. Os atos foram publicados na edição de domingo (12) do Diário Oficial do Estado. Os novos tenentes coronéis, por merecimento, são Jousilene de Sales Tavares, Erick Francisco Silva de Oliveira, Tiago Izidro de Paula, Lucas Severiano de Lima Medeiros, Nazareno de Oliveira Morais e Carlos Jean Vieira de Sá; e por antiguidade, Jeyveson da Silva Santos, Joelson Silva de Macena e Rosinaldo José da Silva.
O comandante geral da Corporação, coronel Jair Carneiro de Barros, recebeu em seu gabinete todos os promovidos, inclusive os coronéis Walber Tavares Rufino e Marcelo Araújo. Durante o encontro, ele parabenizou os promovidos e falou do mérito de todos para chegar ao posto de tenente coronel. “Que essa ascensão seja mais um motivador para que o trabalho que vocês exercem tenha mais dinâmica”, desejou.
O tenente coronel Erick Oliveira afirmou que agora está com mais vontade de trabalhar, enquanto a primeira tenente coronel da Corporação, Jousilene Tavares, agradeceu ao governador Ricardo Coutinho e ao coronel Jair por ter confiado numa mulher para comandar um batalhão do Corpo de Bombeiros. Ela falou das conquistas da mulher na Corporação, lembrando das dificuldades para alcançar mais um posto no oficialato.
Jousilene de Sales Tavares comanda o 3º Batalhão de Bombeiro Militar, na Cidade de Guarabira. Também ingressou no Corpo de Bombeiros como aspirante-a-oficial em 2002. É formada em Segurança Pública, possui pós-graduação em Especialização em Atividade Física e Saúde/UEPB e o Curso de Noções Básicas de Primeiros Socorros (UFPB/1997).
Secom

terça-feira, 14 de maio de 2013

LAMENTÁVEL!!! JOVEM VAI ASSISTIR MISSA DO DIA DAS MÃES, SOFRE TAQUE CARDÍACO E MORRE NA CALÇADA DA IGREJA





















Na manhã deste domingo(12/05) a nossa reportagem foi surpreendida pelo um triste acontecimento, onde um jovem de 25 anos identificado como, Francisco Clenilson, que residia na rua da independência no bairro da expectativa, foi assistir missa do dia das mães na igreja coração de jesus e ao atracar sua bicicleta o mesmo teve um possível ataque cardíaco, onde faleceu no local. A equipe do IML esteve no local e fizeram suas primeiras conclusões.




Fonte: SPN

Policial: Jovem sobe em poste de iluminação elétrica e tenta se matar em Sousa. Veja fotos e vídeo


Jovem sobe em poste de iluminação elétrica e tenta se matar em Sousa. Veja fotos e vídeo
Uma mulher de aproximadamente, 20 anos, identificada, apenas pela alcunha de Fabiana, tentou se matar ao subir num poste da rede de alta tensão da Energisa, fato registrado por volta das 14:30h desta terça-feira (14) em Sousa.

O caso aconteceu na Rua Raimundo Gonçalves Ribeiro, Bairro da Estação, e chamou atenção de muitas pessoas que passavam pelo local.


Informações de testemunhas que a mulher desceu a Linha Férrea correndo e subiu muito rápido no poste gritando que iria se matar.


Depois ficou equilibrando-se nos fios da rede elétrica que estavam encapados.


O Corpo de Bombeiros, Polícia Militar foram acionados, e iniciaram a operação para retirá-la  de cima do poste.


O Tenente Coronel, Gean, Comandante do Corpo de Bombeiros de Sousa, também participou das negociações, até Fabiana que residente no Alto do Cruzeiro em Sousa, resolveu descer do poste com auxilio da Escola dos Bombeiros, sem maiores complicações.


Imediatamente foi encaminhada ao CAPS para os procedimentos médicos. Com a mulher foi encontrado um cachimbo para uso do crack.





ASSISTA VÍDEO


Redação
@folhadosertao

Cinco jogos, 44 jogadores convocados: saiba quem são os favoritos de Felipão


sHá menos de seis meses no cargo nesta segunda passagem pela Seleção Brasileira, o técnico Luiz Felipe Scolari divulga nesta terça-feira, às 11h30 (de Brasília), no Rio de Janeiro, quem serão os 23 jogadores convocados para a Copa das Confederações , em junho. Será a chance real de saber como ele pretende montar a equipe visando o Mundial de 2014, no Brasil.

Desde seu retorno, Felipão disputou cinco amistosos (Inglaterra, Itália, Rússia, Bolívia e Chile) e chamou 44 jogadores diferentes, mesclando atletas que atuam no país e na Europa. Promoveu alguns retornos, como o do goleiro Julio Cesar, rebaixado na Inglaterra com o Queens Park Rangers, e fez convocações que provocaram estranheza, como a de Matheus Caldeira, quarto goleiro do Corinthians com passagens pelas seleções de base. Ao menos no que se imagina ser a base da Seleção até a Copa de 2014, Scolari, no entanto, tem mostrado certa coerência.
Em entrevista na última semana para o jornal O Dia , Carlos Alberto Parreira, diretor de seleções da CBF, garantiu que a lista de Felipão para a Copa das Confederações não terá surpresas . “Não é hora de surpresa. Se vier alguém que jogou contra Bolívia ou Chile, não é surpresa, porque já jogou. Surpresa seria um jogador que não tivesse atuado ainda”, explicou. Baseado na afirmação e no desempenho dos convocados com Scolari, o iG traçou um panorama por posição sobre os mais bem cotados a serem chamados pelo técnico nesta terça.

GOLEIROS
Mowa Press
Julio Cesar voltou à Seleção Brasileira a pedido de Felipão

Julio Cesar e Diego Cavalieri, por terem sido mais testados por Felipão, são nomes certos. Jefferson e Diego Alves concorrem pela terceira vaga. A chance de convocação de Matheus Caldeira é remotíssima.
LATERAIS
Mowa Press
Daniel Alves em ação no amistoso contra a Itália

É clara a opção de Felipão por Daniel Alves e Marcelo como titulares. A dúvida recai sobre os reservas. Filipe Luis aparece como o mais cotado pela esquerda. Adriano joga por ambos os lados pelo Barcelona, o que pode pesar a seu favor. Outro que pode se dar bem por ser polivalente é o lateral/volante Jean, do Fluminense. Marcos Rocha, André Santos e Douglas Santos aparecem com menos possibilidades.
ZAGUEIROS
Getty Images
Dante é uma das apostas de Felipão

Dante, David Luiz e Thiago Silva estão garantidos. O mais provável é que Felipão chame quatro  jogadores para essa posição. Rever, em grande fase pelo Atlético-MG, leva vantagem. Dedé corre por fora. Dória, Henrique, Leandro Castán, Miranda e Rodrigo Moledo seriam nomes improváveis na lista.
VOLANTES
Mowa Press
Paulinho tem sido um dos mais regulares da Seleção

O corintiano Paulinho é titularíssimo. A dúvida é por quem jogará ao lado dele, com favoritismo para Ramires. Jean pode ser chamado em sua posição de origem, Fernando e Ralf correm por fora. Arouca, titular contra a Inglaterra (falhando, inclusive, no lance que gerou o gol da vitória dos europeus), perdeu espaço. Luiz Gustavo jogou pouco com Felipão.
MEIAS
Vipcomm
Ronaldinho tem sido o camisa 10 de Felipão

Ronaldinho será o camisa 10 de Felipão. Hernanes, Oscar e Lucas devem ser as outras opções para a posição. Jadson, titular contra Bolívia e Chile, corre por fora. Em baixa no Real Madrid, a presença de Kaká é pouco provável.
ATACANTES
Mowa Press

Fred fez o primeiro gol da nova era Felipão, contra a Inglaterra

Fred e Neymar devem formar a dupla titular de Felipão na Copa das Confederações. Alexandre Pato, Hulk e Leandro Damião são as outras opções mais bem cotadas para a posição. Diego Costa e Osvaldo, pouco testados mas considerados promissores, são azarões. Leandro e Luis Fabiano têm pouquíssimas chance.
IG 

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Menor bate carro roubado, depõe e morre



A Santa Casa de São Paulo afirmou na tarde desta segunda-feira (13) que o jovem atendido após bater carro que havia roubado “realizou todos os exames pertinentes” e que os resultados foram “normais”. Ele foi liberado às 6h30 para prestar depoimento e morreu menos de duas horas depois. Segunda a Santa Casa, o menor de 17 anos chegou ao hospital por volta das 23h34 com politrauma. Recebeu avaliação médica e fez exames, entre eles radiografia de tórax e da bacia, ultrassonografia do abdome total, tomografia de crânio e cervical. Ficou em observação sem apresentar “intercorrências“ e foi liberado às 6h30. O jovem seguiu para o 91º Distrito Policial, no Ceagesp, Zona Oeste, para prestar depoimento. Procurada, a Secretaria da Segurança Pública ainda não deu informações sobre detalhes do estado de saúde do jovem durante o depoimento. Em nota, a Secretaria da Saúde Municipal informou que o menor chegou já morto às 8h16 ao Pronto-Socorro da Lapa.  (G1)

Governador Ricardo Coutinho entrega novas viaturas para PC, Delegacia de Catolé do Rocha receberá três veículos




O governador Ricardo Coutinho entregou, na última quinta-feira (9), em solenidade no Palácio da Redenção, 75 novas viaturas para a Polícia Civil, que serão distribuídas nas regiões metropolitana e delegacias. Além dessas, também estão sendo substituídas outras 12 viaturas. O Governo do Estado vai investir R$ 2,5 milhões ao ano na locação das viaturas, que, em caso de quebra ou avaria, serão substituídas por outras novas em no máximo 24 horas.

As viaturas ficaram expostas em torno da Praça João Pessoa e foram distribuidas para delegacias da região metropolitana de João Pessoa (26 viaturas), Campina Grande (14), Guarabira (6), Patos (5), Catolé do Rocha (3), Itaporanga, (2 viaturas), Cajazeiras (4),Itabaiana, Princesa Isabel (2), além de 1 para a corregedoria e 1 para o IPC de Guarabira.

O governador Ricardo Coutinho lembrou que um dos grandes problemas no início da gestão era a mobilidade das polícias com viaturas sucateadas e com pneus carecas, que impediam qualquer tipo de perseguição policial. “Estamos paulatinamente mudando essa realidade com a renovação de 90% da frota. Se uma delas quebra é prontamente substituída para servir à população. Tenho convicção que as polícias Civil e Militar devem ter as mesmas ou até melhor condição de mobilidade que os criminosos têm hoje. Que essas viaturas sirvam para construir e solidificar a credibilidade da policia e o sentimento de segurança da população”, afirmou. 

Ricardo explicou que as viaturas serão distribuídas para as delegacias regionais para que possam cobrir os municípios com maior necessidade. Ele agradeceu a Polícia Civil todos os esforços empreendidos na sua função e que o Estado busca oferecer as melhores condições com armamento, fardamentos, munições, viaturas novas e potentes, reajustes e promoções e uma política integrada de segurança. “Mas temos desafios pela frente como as delegacias e presídios informatizados que faremos com recursos do Brasil mais Seguro, juntamente com o Paraíba Unida pela Paz”, observou.

O governador pediu que as polícias mantenham o compromisso de continuar quebrando a curva da criminalidade como ocorreu no ano passado, quando os homicídios foram reduzidos em 8,2% depois de 10 anos de crescimento consecutivo.

O secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, afirmou que as viaturas vão atender as 10 regionais da Polícia Civil e melhorar o as condições para investigação e atendimento à população. “Nunca se avançou tanto em viaturas, espingardas, escopetas e estrutura para ação de segurança pública, mas isso por si só não resolve a criminalidade. É necessário também uma gestão pactuada com Minisério Público e a Justiça e o papel dos homens e mulheres que fazem a segurança no dia a dia”, enfatizou.

O procurador geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro Filho, ressaltou que neste momento o Governo do Estado honra o compromisso de investir na segurança e na melhoria das condições de trabalho das policias. “Em 17 anos nunca vi uma política de segurança voltada para o governo. Não existe mágica para vencer a criminalidade, mas empenho e compromisso para a construção de um modelo de gestão integrada que envolve vários atores importantes que formam todo o sistema de segurança. Segurança não é só obrigação do Estado, mas de todos os atores e o Ministério Público tem a responsabilidade de dar este apoio às forças de segurança”, afirmou.

Participaram também da entrega das viaturas o comandante da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, a delegada geral da Polícia, Ivaniza Olímpio, o presidente do Instituto de Polícia Cienntífica, Humberto Pontes, a deputada Gilma Germano, e os deputados João Gonçalves, Domiciano Cabral, Lindolfo Pires e Jutay Meneses. 


Secom