-->

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Femen faz manifestação em Brasília mostrando os seios


Femen faz manifestação em Brasília mostrando os seios
 Femen faz manifestação em Brasília mostrando os seios
Duas mulheres foram detidas nesta sexta-feira (7) por fazerem um protesto seminuas durante o desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. As duas manifestantes fazem parte do Femen, grupo internacional de feministas que começou na Ucrânia, em 2008, e ficou famoso por suas integrantes lutarem seminuas pelos direitos das mulheres.

De acordo com um rapaz ouvido pela equipe de reportagem e que disse ser amigo das manifestantes – uma delas a paulista Sara Winter, de 20 –, elas protestavam contra a violência sofrida por mulheres e a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte.

As duas jovens foram levadas para a Delegacia de Repressão a Pequenas Infrações, onde deveriam ser liberadas após prestar depoimento. As duas ativistas estavam sem camiseta e portavam cartazes quando foram detidas, próximas do palanque em que estava a presidente Dilma Rousseff.

Sara Winter criticou a ação da polícia ao deter ela e a amiga. Ela disse que no Carnaval a nudez é explorada como produto, mas não é tolerada durante um protesto. Desde 1º de abril, ela se dedica exclusivamente à militância feminista.

Na última Virada Cultural de São Paulo, em maio, ela tentou invadir o palco da cantora Gretchen, mas foi barrada pelos seguranças. Após o show, ela subiu no palco e falou por três minutos, segurando um cartaz com a frase: "A cada cinco minutos, uma mulher é espancada no Brasil". No país, o Femem já realizou protestos na embaixada russa, em São Paulo. Três integrantes acabaram detidas. As manifestantes vestiam apenas calcinha e traziam cartazes em um protesto no qual gritaram pela liberdade de um grupo feminino punk preso na Rússia.


G1

Nenhum comentário: