-->

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Mais 300 pessoas deixam São José de Piranhas/PB rumo ao corte de cana em São Paulo



  Aproximadamente 1,8 mil trabalhadores do município viajam para SP este ano.

Ônibus na hora da partida, boias-frias deixam familiares e levam consigo a saudade no coração.
Pelo menos 300 pessoas saíram dos municípios de São José de Piranhas e Monte Horebe, nos últimos dois dias, com destino ao interior de São Paulo, para trabalhar no corte de cana. Só na manhã desta quarta-feira (11) três ônibus lotados de homens viajaram em busca de trabalho em usinas paulistas.

Antes da saída, o semblante de tristeza estava estampado no rosto de cada família. Todos se abraçavam e se despediam, sem conseguir conter as lágrimas causadas pela emoção, e desejavam uma boa viajem para os que partiam em busca de uma vida mais feliz. Na hora do embarque outra cena chamou atenção da reportagem do Radar Sertanejo: o ônibus não pegou e foi necessário que os viajantes descessem do carro para empurrar o buzão.

Segundo dados do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São José de Piranhas (STRSJP) e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (FETAG), em 2012 cerca de 1.800 pessoas de ‘Jatobá’, em sua grande maioria homens da zona rural, abandonaram sua terra natal para laborarem por um período de nove meses na colheita da cana, em busca da melhoria de vida para as suas famílias.
Conforme a secretária executiva do sindicato rural, Gerlândia Vieira, a migração afeta 10% da população do município, o equivalente a 20% de toda população masculina. A consequência disso são muitas famílias que passam a maior parte do ano sem a presença do chefe de família, que sé retorna em dezembro.

Nenhum comentário: