-->

sábado, 16 de julho de 2011

Morre 6ª vítima de incêndio na Cadeia Pública de Rio Tinto

 

 

Vulgo Urú / Foto Arquivo Penitenciário
O Hospital de Trauma de João Pessoa confirmou na manhã deste sábado (16), a morte de mais um detento do incêndio ocorrido na Cadeia Pública de Rio Tinto, em junho deste ano. Ururair de Barros da Silva, 23 anos é a 6ª vítima.

Ururair (vulgo Urú) não resistiu aos ferimentos provocados pelas chamas. Ele estava com mais de 50% do corpo queimado. A vítima estava internada desde o dia 11 de junho – dia que ocorreu o incêndio – na UTI de queimados da Hospital de Trauma.

Já Lenilson Carvalho dos Santos, 25 anos, recebeu alta hospitalar, não suportando as dores, voltou para o Trauma passou por exames e realiza retorno diariamente.

Sobre o incêndio

 A Secretaria de Administração Penitenciária já designou uma Comissão de Sindicância. O resultado da perícia ainda não foi divulgado.A Polícia Civil do Estado, com o apoio da Gerência Executiva de Planejamento Segurança e Informação (Geplasi), investiga as causas do incêndio.

Cogita-se que as chamas iniciaram por um grupo de detentos que queriam matar um dos companheiros de cela. No entanto, o fogo se espalhou rápido e vários outros presos ficaram feridos

52 anos: Araçagi se prepara para festa de Emancipação Política


A cidade de Araçagi-PB, prepara mais um grande evento de chamar a atenção de toda região, trata-se da festa de 52 anos de emancipação política do município, que fica localizado a cerca de 15 km de Guarabira-PB.

A Secretaria de Comunicação já disponibiliza a programação para três dias de muitos eventos que envolverão todos os setores da administração municipal. O Prefeito Onildinho está convidando todos os cidadãos e pessoas de outras cidades para participar e prestigiar a comemoração.
Confira a Programação:

QUARTA-FEIRA – 20/07/2011.


15:00H - Araiá da educação no Ginásio de Esportes O Monteirão com apresentações culturais envolvendo as escolas do município.
QUINTA-FEIRA- 21/07/2011.
06:00H - Mini-maratona da Emancipação: saída do Assentamento Santa Lúcia, chegada na cidade em frente a Prefeitura.

18:00H - Programa de Rádio Araçagi o Povo No Poder direto de Araçagi-PB.

22:00H - Festa na praça de eventos com: Vicente Nery Forró Cheiro de Menina e Banda Bem Bolado.
SEXTA-FEIRA- 22/07/2011.

05:00H - Alvorada Festiva.

15:00H - Festa do Esporte no Estádio de Futebol Benjamin Rosas com: Náutico de Araçagi e Santa Cruz do Recife, atual Campeão Pernambucano (entrada grátis).

19:00H - Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz, pelos 52 Anos de Emancipação Política de Araçagi.

Conforme a organização da festa, outras atividades poderão ser acrescentadas na programação

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Rota cultural “Caminhos do frio” é destaque no portal nacional “Viajar é simples”

O portal Viajar é Simples, especializado em turismo e um dos mais acessados no país, tem como destaque na edição deste mês a rota cultural “Caminhos do frio”, no Brejo da Paraíba. A matéria assinada pela jornalista Sylvia Barreto, que esteve visitando a região, chama atenção das pessoas que procuram um local com baixas temperaturas no inverno. A reportagem mostra que na Paraíba, a 136 km da Capital, na cidade de Bananeiras, também se encontram “as delícias da época mais fria do ano”.
Nas páginas do site a jornalista destaca os serviços oferecidos aos visitantes em Bananeiras. Ela mostra como chegar lá, onde ficar, onde comer, além dos atrativos turísticos da região.
O texto apresenta as belezas naturais do Brejo, sua riqueza cultural, o processo de fabricação de cachaça e a gastronomia. A cobertura jornalística recebeu apoio logístico da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PB), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Federação do Comércio (Fecomércio).
O portal destaca ainda a programação da sexta edição do “Caminhos do frio – Rota cultural”, que ocorrerá no período de 18 deste mês a 28 de agosto. Seis municípios estão integrados ao programa: Areia, Serraria, Alagoa Nova, Pilões, Alagoa Grande e Bananeiras. Todos têm características de clima e geografia semelhantes e celebram a cultura local durante o evento.
A presidente da PBTur, Ruth Avelino, disse que empresa tem intensificado ações para reforçar a divulgação junto aos veículos de comunicação do País para buscar a mídia espontânea. Essa estratégia, segundo a executiva, tem sido um sucesso.
Secom – PB

DETRAN COMEÇA A ORGANIZAR LEILÃO DE VEÍCULO APREENDIDOS

DETRAN COMEÇA A ORGANIZAR LEILÃO DE VEÍCULO APREENDIDOS

Cerca de 246 veículos estão
no pátio da instituição.

O Detran começou organizar mais um leilão para vender os 246 veículos entre carros e motos apreendidos e que estão no pátio da instituição. De acordo com informações do diretor geral da instituição, Érico Valério, a comissão começou a ser formada para em seguida os proprietários dos carros confiscados serem notificados.
“A maioria destes veículos estão aqui por mais de 90 dias e agora teremos 30 dias para notificar os proprietários para que acertem as questões financeiras e os carros sejam liberados senão vão a leilão”, avisa o diretor.

Os proprietários serão avisados por meio de editais via imprensa para que se dirijam ao Detran para resolver as pendências dos veículos e assim estes sejam liberados. Porém, os que não o fizerem terão seus carros leiloados. Já aqueles apreendidos por roubo não serão levados a leilão.
Veículos apreendidos por roubo não serão levados a leilão
O leilão funcionará da seguinte forma: os valores arrecadados na aquisição do veículo serão usados para quitar os débitos do mesmo e o restante do valor irá ser descontado também no valor da multa do motorista, além dos custos no processo.

Penaforte - CE: Apreendido mais um carregamento de droga




Um operação conjunta de policiais da Coordenadoria de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (Coin) e da Delegacia de Narcóticos (Denarc) resultou na apreensão de um novo carregamento de maconha prensada que seria vendido no território cearense através da Região do Cariri (Sul do Estado). Mais de 600 quilos de maconha eram transportados em um caminhão que foi interceptado na divisa com Pernambuco.

A informação foi revelada, no fim da noite passada ao Diário do Nordeste, pela Assessoria de Imprensa da SSPDS.

O veículo vinha sendo monitorado pelos agentes da Inteligência e pelos inspetores da Denarc, sob o comando do delegado Pedro Viana. Quando entrou no Município de Penaforte (a 544Km de Fortaleza) foi interceptado.

Até por volta da meia-noite, a Polícia não tinha ainda conseguido pesar toda a droga que era transportada no veículo, mas, segundo estimativas dos próprios agentes da Coin e da Denarc, pode superar a apreensão feita no mês passado na mesma região, quando um caminhão que procedia da cidade de Guarulhos, no Interior paulista, com um carregamento de aproximadamente 600 quilos de maconha paraguaia, foi interceptado no mesmo local.

A droga localizada ontem à noite foi levada para a Delegacia Regional da Polícia Civil de Brejo Santo (a 500Km da Capital), onde os acusados do crime seriam autuados em flagrante.
Fechamento

As apreensões de drogas na divisa do Ceará com Pernambuco têm crescido nas últimas semanas em decorrência de uma operação de fechamento de divisas determinada pelo secretário da Segurança Pública, coronel PM Francisco José Bezerra.

A parceria das autoridades da Segurança do Ceará com as polícias dos demais Estados nordestinos está sendo firmada. Desde o começo desta semana, Bezerra tem mantido encontros com os secretários da Segurança de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí.

Além do tráfico de substâncias entorpecentes, as operações visam combater outros delitos graves, mais comuns nas áreas de divisas interestaduais, como o tráfico de seres humanos para fins de prostituição, roubo de cargas, comércio ilegal de armas e de animais

Santa Quitéria - CE: Prefeitura dispensa comandante e agentes de trânsito

Prefeitura dispensa comandante e agentes de trânsito em Santa Quitéria



Em uma reunião que aconteceu na Prefeitura Municipal de Santa Quitéria entre os representantes do Pró-Cidadania e todos os agentes do DEMUTRAN (Departamento Municipal de Transito), incluindo o seu comandante, muitos deles foram dispensados do cargo.

Segundo informações de alguns dos ”Agentes”, eles foram informados nesta reunião pelo Gerente Municipal, que daquele momento em diante o município não mais precisava dos serviços dos 07 Agentes, do Sargento Mattos e do comandante Cel. Elmadan no departamento.

Ainda segundo um que fora retirado do cargo, chegaram a argumentar com o gerente que eles não eram funcionários contratados e sim concursados remanejados e que eram sustentados por uma portaria que precisaria ser revogada.

A portaria de imediato foi revogada e entregues ao agentes.

Os novos Agentes do DEMUTRAN de Santa Quitéria, começarão a trabalhar na próxima segunda-feira com blusas brancas e passaram algum tempo dando orientação(experiência) e os antigos ”Agentes” fundadores do Departamento Municipal de Transito que não são concursado para o cargo de agente de transito, pelos anos de remanejamento e de experiência no transito do município, irão procurar seus direitos na Justiça.

Presidente da Rússia propõe que pedófilos sejam castrados


Porposta de lei apresentada por Medvedev prevê que castração seja voluntária


O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, enviou à Duma (Câmara dos Deputados do país) um projeto de lei que propõe que pedófilos possam optar pela castração química voluntariamente, informou o Kremlin em um comunicado divulgado nesta terça-feira (12).

A nota aponta que “em 2010 foram cometidos 961 estupros de menores de idade na Rússia, dos quais 384 não chegavam aos 14 anos de idade”.

Segundo Moscou, a emenda presidencial pretende aumentar a eficácia das medidas adotadas pelas autoridades contra abusos sexuais de crianças. Mais de 7.000 pessoas foram condenadas na Rússia por pedofilia no ano passado. Destes, 2.000 eram reincidentes, segundo o jornal russo Gazeta.  

Medvedev propõe que a castração química seja uma opção voluntária do pedófilo, que seria adotada somente após uma decisão judicial e um profundo exame médico e psicológico do indivíduo.

O representante do governo russo para a defesa dos direitos das crianças, Pável Astájov, elogiou a proposta do presidente. Mas até agora todas as propostas similares apresentadas à Duma foram rejeitadas, uma vez que quase todas incluíam a castração obrigatória dos criminosos.

O diretor do Instituto de Pesquisa Científica de Urologia, Oleg Opalijin, considerou que a castração pode reduzir o apetite sexual dos pedófilos, mas isto não significa que eles deixem de ser um perigo para a sociedade.

Por sua parte, o Conselho de Muftís (líderes mulçumanos) da Rússia se pronunciou contra a castração química, ao considerar que esse método não é aceito pela lei islâmica.

Ibaretama - CE: Vereadores presos na 'Operação Inselberg' já estão soltos





Os vereadores José Maria Cunha, mais conhecido por “Bebé” e Francisco Oliveira Filho, vice-presidente da Câmara Municipal de Ibaretama, foram soltos pela Justiça.

Eles estavam presos desde o fim de maio,quando foi realizada a “Operação Inselberg”, desencadeada pelo Ministério Público do Ceará em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e a Polícia Federal.

Os vereadores estavam recolhidos na 2ª Companhia do 1º Batalhão Policial Militar, em Quixadá. Até a manhã desta sexta-feira, 15, o secretário de obras de Ibaretama, Raimundo Moraes, também preso na operação, continuava recolhido no quartel da PM.

Quem também continua preso é o prefeito afastado de Senador Pompeu, Antonio Teixeira.  Ele está recolhido no Corpo de Bombeiros, em Fortaleza.

Na última quarta-feira, 13, a Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no Ceará suspendeu por 60 dias os direitos partidários dele.

  Teixeira é acusado pela Procuradoria Estadual de Crimes Contra a Administração Pública (Procap) de desvio de recursos públicos.

A Comissão de Ética e Disciplina do PT está avaliando as denúncias. Havendo confirmação será expulso da legenda. Ele alega inocência.

Presidente da Venezuela aceita oferta para se tratar de câncer no Brasil




O presidente Hugo Chávez, da Venezuela, aceitou a oferta da presidente Dilma Rousseff para se tratar do câncer “da região pélvica” no hospital Sírio Libanês,  de São Paulo. O comunicado da aceitação foi feito no final da manhã de quinta-feira (14), em um encontro no Planalto que reuniu a presidente Dilma, o chanceler venezuelano, Nicolas Maduro, o embaixador do país em Brasília, Maximilien Sánchez Arveláiz, e o assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, ministro Marco Aurélio Garcia.

A tendência é que o tratamento seja no hospital Sírio Libanês. Maduro veio ao Brasil em viagem sigilosa, sem agenda oficial e sem anúncio do encontro no Planalto com a presidente Dilma. A presidente havia feito a oferta logo que soube que Hugo Chávez, 56 anos, se submeteu em Havana (Cuba), no mês passado, a uma cirurgia de retirada de um tumor cancerígeno.

O Estado apurou que o convencimento definitivo aconteceu no dia 5 de julho, terça-feira da semana passada, quando, em Caracas, foi comemorado o bicentenário da independência da Venezuela. Na ocasião, estavam presentes os presidentes da Bolívia, Paraguai e Uruguai – respectivamente, Evo Morales, Fernando Lugo e José Mujica – e de, praticamente, todos os chanceleres latino-americanos.

Após o fim do desfile, os três presidentes foram levados ao Palácio de Miraflores para um rápido encontro com Chávez. Ele agradeceu a presença dos três e fez uma saudação especial a Lugo, que se recuperou de câncer linfático após semanas de tratamento no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Lugo, relatou na quarta-feira, 13, ao Estado um diplomata venezuelano, disse a Chávez que ele deveria aceitar a oferta da presidente Dilma porque ele foi salvo pelos médicos do hospital brasileiro

Governo sanciona lei que cria vagas em obras públicas para detentos




O Diário Oficial do Estado traz na edição desta sexta-feira (15) lei que determina a empresas vencedoras de licitação para obras do governo estadual destinarem 5% de vagas de emprego nessas obras para sentenciados. A lei nº 9.430, de 14 de julho de 2011 deverá constar expressamente no edital do processo licitatório, sob pena de invalidação do certame.

A intenção, segundo o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Harrison Targino, é atuar de modo efetivo na tarefa de ressocialização daqueles que passaram pelo sistema prisional.

O secretário explica que a iniciativa demonstra como o Estado está investindo na humanização e ressocialização do sistema prisional. Na Paraíba, atualmente, mais de 1,2 mil detentos trabalham. O Governo do Estado, através da Seap, já mantém parcerias que qualificam e capacitam os detentos para o mercado de trabalho.

“Uma parceria firmada com a Fiep irá capacitar 5% dos detentos da Paraíba, qualificando-os com cursos técnicos. O sistema penitenciário não tem apenas como objetivo a contenção dos detentos, a ressocialização e o desenvolvimento humano desses detentos também é obrigação do sistema, e para trazer à sociedade um ser humano melhor buscamos parcerias que capacitam, qualificam e desenvolvem o setenciado”, argumenta Targino.

Harrison Targino informou ainda que o trabalho também contribui para a redução da pena: para cada três dias trabalhados, é reduzido um dia de permanência na prisão.

“Outro ponto a ser destacado é que, na maioria dos casos, o trabalho do detento é a fonte de renda para sua família. Por isso, segundo o secretário, dando está oportunidade o índice de retorno desses trabalhadores ao sistema carcerário diminui”, ressaltou.

Seleção dos apenados – Segundo a publicação, será dada a preferência a sentenciados que cumpram pena na localidade em que se desenvolva a atividade contratada. Além disso, serão qualificados os sentenciados que apresentem melhores indicadores com relação à aptidão, à habilitação, à experiência, à disciplina, à responsabilidade e ao grau de periculosidade, apuradas pelo poder público e registrados em cadastro próprio.

A empresa vencedora da licitação deverá solicitar à Secretaria de Estado da Administração Penitenciária sobre a disponibilidade dos sentenciados, obedecendo à ordem estabelecida no banco de dados da Secretaria para o serviço. Caso não seja fornecida pela Secretaria, a lista dos sentenciados em um prazo de 10 dias, a empresa vencedora do certame estará desobrigada do disposto pela lei

CONFIRA MAIS NOTÍCIAS SOBRE O ASSALTO AO CARRO FORTE EM IBARETAMA


BANCO ROUBA R$ 2 MILHÕES EM IBARETAMA

Clique para Ampliar
O blindado foi atingido por tiros de fuzil e teve o cofre explodido com bananas de dinamite. Vigilantes foram dominados e tiveram que fugir em direção ao matagal às margens da estrada
ALEX PIMENTEL
Clique para Ampliar
Para impedir que o carro-forte retornasse em direção ao Município de Quixadá, a quadrilha incendiou um caminhão-baú depois de atravessá-lo na estrada. Outra parte do bando estava em um EcoSport
Clique para Ampliar
com a explosão do cofre do carro-forte, muito dinheiro ficou espalhado em volta do veículo. Para a Polícia, a quadrilha planejou metodicamente como iria agir, usando artefatos e armas pesadas
O dinheiro era levado por um carro-forte que havia feito recolhimento no BB de Quixadá. O roubo ocorreu na CE-359
Uma quadrilha composta por cerca de 15 homens, dividida em dois grupos e armada com fuzis e explosivos, roubou R$ 2 milhões que eram transportados em um carro-forte da empresa Brinks. O assalto aconteceu por volta das 16 horas de ontem na estrada estadual CE-359 (Rodovia Presidente Costa e Silva), no distrito de Triunfo, Município de Ibaretama (a 120Km de Fortaleza). O ataque foi ousado e minuciosamente planejado.

Os assaltantes perseguiram o blindado que procedia do Banco do Brasil de Quixadá em direção a Fortaleza. Uma parte da quadrilha estava em um Uno prata e roubou um caminhão-baú que seguia no mesmo sentido do carro-forte. O bando atravessou o caminhão na estrada e o incendiou.

A segunda equipe da quadrilha prosseguiu atrás do blindado e, cerca de cinco quilômetros depois, começou a disparar tiros de fuzil, obrigando os vigilantes a parar o veículo.

Os três vigilantes que ocupavam o carro-forte foram obrigados a sair do veículo e fugir em direção ao matagal. Os ladrões, então, entraram no blindado, colocaram artefatos, provavelmente bananas de dinamite, e provocaram a explosão da porta do cofre. Depois de roubar todo o dinheiro que havia ali, armazenados em vários malotes, fugiram do local no EcoSport que, quilômetros depois, também foi incendiado pelo bando.

A Polícia foi acionada minutos depois do ataque e um grande cerco foi montado na região entre os Municípios de Ocara, Ibaretama, Quixadá e Chorozinho. De Fortaleza, foram deslocados um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e duas patrulhas do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate). Policiais do Batalhão Provisório de Quixadá, da Delegacia Regional e de destacamentos da região também saíram na caça aos criminosos, porém, até a noite passada ninguém ainda havia sido preso na operação policial.

Para a Polícia, impressionou a forma como o ataque ao blindado foi planejado.

Para interceptar o carro-forte, os assaltantes utilizaram um carro que foi ´preparado´ para a ação. Na parte traseira do EcoSport, os bandidos colocaram uma chapa de aço, deixando apenas um orifício para a colocação do cano de um fuzil. Foi a partir deste apetrecho que eles dispararam vários tiros contra o blindado, obrigando os vigilantes a parar.

Ousadia
As ações criminosas que vêm sendo registradas no Interior do Estado, tem levado as autoridades da Segurança Pública a dotar medidas emergenciais para tentar conter os bandidos.

Desde o começo desta semana, o secretário da Segurança Pública do Ceará, coronel Francisco José Bezerra, tem mantido encontros com os secretários de Estados vizinhos, como Pernambuco e Paraíba. O objetivo é traçar ações coordenadas para impedir o avanço do crime organizado na região, com várias operações integradas.

FERNANDO RIBEIRO/ALEX PIMENTEL

 EDITOR DE POLÍCIA/COLABORADOR

Ceará: Tribunal de Justiça prepara concurso público para juiz


 http://www.foixico.com/wp-content/uploads/2011/04/TJCE.jpg


O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) vai realizar concurso para o cargo de Juiz Substituto. Serão oferecidas 25 vagas e haverá ainda cadastro de reserva. O edital, sob responsabilidade do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe/UnB), está em fase de conclusão.

Durante sessão do Órgão Especial do TJCE, nesta quinta-feira (14/07), foi formada a comissão examinadora do certame, que terá à frente o desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, vice-presidente da Corte de Justiça estadual.


Farão parte do grupo também os desembargadores Antônio Abelardo Benevides Moraes e Francisco Lincoln Araújo e Silva, além do advogado José Júlio da Ponte Neto, que representa a Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará (OAB-CE). 

O último concurso para juiz substituto foi realizado em 2005. Na ocasião, 2.575 pessoas disputaram 25 vagas. Os candidatos foram submetidos a provas objetivas, escritas, orais e de títulos. O certame foi homologado pelo Pleno do Tribunal em janeiro de 2006.

Raiva no trânsito é sinal de doença, afirma psicóloga

 
 
O analista de sistemas William Cruz, 37 anos, já recusou duas propostas de emprego porque teria que ir de carro. Não que ele não tenha habilitação. Mas, há cinco anos, não dirige a não ser em casos de extrema necessidade. A decisão foi tomada porque William percebeu que se transformava quando estava ao volante.

“Cheguei a ser perseguido por um maluco com a arma para fora da janela e a perseguir alguns outros para me vingar de uma fechada”, diz o ex-motorista agressivo. “Dirigir me tirava do sério e me transformava em outra pessoa. Cheguei a ter ataques de fúria, aliviados com socos no volante e gritos de raiva com a janela fechada, por frustração de estar parado.”
 
Ele deixou o carro pela bike, e os sintomas passaram. “Dirigir em São Paulo é o caminho para a insanidade ou o infarto precoce”, afirma. “Quando comecei a usar a bicicleta na rua me curei disso, porque percebi o quanto as vidas fora do carro eram frágeis e o quanto aquele comportamento as colocava em risco.”
 
William não está sozinho e qualquer motorista nas grandes cidades pode comprovar isso – dentro ou fora de seu carro. Ao volante, perdemos a cabeça e fazemos coisas que jamais faríamos em juízo normal. De acordo com a Polícia Militar de São Paulo, 70 chamadas diárias são para resolver brigas de trânsito. Mas o que transforma cidadão em monstros ao volante?
 
“A raiva vem frustração e falta de respeito pelos outros. É um estado emocional que vem como uma explosão na mente e no corpo”, diz Leon James, professor de psicologia da Universidade do Havaí que especializou-se em stress no trânsito. 
 
Ele explica que quanto mais um motorista fica remoendo um incidente no trânsito e pensando nisso, mais está predisposto a ter um ataque de fúria. “Eventos negativos no trânsito são o gatilho da sensação de raiva, que fazem o motorista ter a sensação de que a culpa é do outro, que o outro é sempre culpado por seu atraso ou erro”.
 
Pode parecer que é só o jeito mais “pavio curto” de algumas pessoas, ou que o trânsito é assim mesmo, mas chegar ao ponto de brigar com desconhecidos no trânsito pode ser uma doença grave. “A maioria dos indivíduos agressivos no trânsito é portador de transtorno explosivo intermitente (TEI), segundo estudos internacionais”, diz a psicóloga Maria Christina Armbrust Virginelli Lahr. “O ambiente é um desencadeador.” De acordo com ela, cerca de 6% da população mundial sofre do transtorno. “A relação do TEI e com o trânsito é estudada há mais de 60 anos, pelo risco de saúde pública.”
 
De acordo com a psicóloga, as pessoas não procuram tratamento porque acham que é normal. “Mas essa agressividade afeta a vida delas, pode trazer prejuízos pessoais, profissionais”, afirma Maria Christina.
 
“O agressivo se sente vítima de injustiça, tem incapacidade mental de lidar com frustração e não suporta ser criticado. Nunca houve tantos estímulos para o TEI se manifestar”, afirma a psicóloga. Para piorar, a sensação de anonimato no trânsito favorece o sentimento de hostilidade pelo outro.

São Paulo - CE: Justiça devolve aos cofres públicos R$ 55 mi desviados na fraude no TRT

 
 
A Justiça Federal de Brasília determinou nesta semana o depósito imediato de quase R$ 55 milhões do Grupo OK para os cofres públicos. A empresa é do ex-senador Luiz Estevão, cassado após envolvimento na fraude que desviou milhões da construção do Fórum Trabalhista de São Paulo na década de 1990. A decisão da 19ª Vara Federal é do último dia 12, mas só foi publicada hoje (14) no Diário Oficial de Justiça.

Ainda cabe recurso para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, mas o dinheiro já foi depositado na Caixa Econômica Federal. O valor vinha sendo penhorado desde 2009, seguindo a execução dos acórdãos do Tribunal de Contas da União (TCU). Dos R$ 55 milhões depositados nesta semana, R$ 30 milhões são relativos a um crédito que o Grupo OK tinha com a empresa Basf e o restante vem de aluguéis de imóveis do grupo.
 
Cerca de 1.300 imóveis foram penhorados na ação, sendo que alguns deles eram ocupados pela União e pelo governo do Distrito Federal. De acordo com as investigações, vários desses prédios estavam em mome de laranjas, o que dificultou ainda mais a execução judicial. Atualmente, dez desses imóveis estão com os aluguéis penhorados, com depósitos mensais de R$ 2,6 milhões para quitar a dívida.
 
“Em nenhum outro caso de corrupção houve essa efetividade na recomposição do patrimônio público. É uma conscientização ética da AGU [Advocacia-Geral da União] e do Judiciário para ter coragem de dar uma decisão como essa”, disse o procurador regional da União da 1ª Região, Diogo Palau.
 
Até abril deste ano, dez anos após a condenação, a dívida estimada do Grupo OK era de R$ 1,1 bilhão e até então nada tinha chegado aos cofres públicos. À época da condenação, o rombo foi avaliado em R$ 169,5 milhões.

São Paulo - CE: Justiça devolve aos cofres públicos R$ 55 mi desviados na fraude no TRT

 
 
A Justiça Federal de Brasília determinou nesta semana o depósito imediato de quase R$ 55 milhões do Grupo OK para os cofres públicos. A empresa é do ex-senador Luiz Estevão, cassado após envolvimento na fraude que desviou milhões da construção do Fórum Trabalhista de São Paulo na década de 1990. A decisão da 19ª Vara Federal é do último dia 12, mas só foi publicada hoje (14) no Diário Oficial de Justiça.

Ainda cabe recurso para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, mas o dinheiro já foi depositado na Caixa Econômica Federal. O valor vinha sendo penhorado desde 2009, seguindo a execução dos acórdãos do Tribunal de Contas da União (TCU). Dos R$ 55 milhões depositados nesta semana, R$ 30 milhões são relativos a um crédito que o Grupo OK tinha com a empresa Basf e o restante vem de aluguéis de imóveis do grupo.
 
Cerca de 1.300 imóveis foram penhorados na ação, sendo que alguns deles eram ocupados pela União e pelo governo do Distrito Federal. De acordo com as investigações, vários desses prédios estavam em mome de laranjas, o que dificultou ainda mais a execução judicial. Atualmente, dez desses imóveis estão com os aluguéis penhorados, com depósitos mensais de R$ 2,6 milhões para quitar a dívida.
 
“Em nenhum outro caso de corrupção houve essa efetividade na recomposição do patrimônio público. É uma conscientização ética da AGU [Advocacia-Geral da União] e do Judiciário para ter coragem de dar uma decisão como essa”, disse o procurador regional da União da 1ª Região, Diogo Palau.
 
Até abril deste ano, dez anos após a condenação, a dívida estimada do Grupo OK era de R$ 1,1 bilhão e até então nada tinha chegado aos cofres públicos. À época da condenação, o rombo foi avaliado em R$ 169,5 milhões.