-->

sábado, 15 de outubro de 2011

Em Brejo dos Santos: população chora ao ver hospital fechando suas portas




Atendendo auto de interdição ética nº 22/2011 do Conselho Regional de Medicina da Paraíba, o Hospital e Maternidade São Lucas teve suas portas fechadas as zero hora deste dia 15, por determinação do Departamento de Fiscalização do CRM-PB.

Durante algumas horas da noite de ontem (14.10), houve uma grande concentração de pessoas em frente à unidade de saúde, na ocasião foi feito um abaixo-assinado direcionado ao Governador e Secretário Estadual de Saúde da Paraíba, solicitando apoio financeiro para que o Hospital venha a ter condições de manter uma equipe médica de plantão presencialmente diuturnamente e em todos os dias inclusos sábados, domingos e feriados, pois Dr. Lauri Ferreira é o único plantonista do mesmo, e trabalha de forma voluntaria, motivo da interdição.

Uma manifestação começou as 18h00min e se estendeu até o fechamento do portão principal do Hospital. Foram colocadas várias faixas de protesto, com as frases: “BREJO DOS SANTOS ESTÁ DE LUTO”, “HOSPITAL NÃO SE FECHA; HOSPITAL SE ABRE!”… Além de centenas de adesivos, distribuídos às pessoas presentes, com os dizeres “CONTRA O HOSPITAL, CONTRA O POVO!”.
Durante o manifesto, alguns pacientes foram liberados e outros transferidos para outras unidades de saúde de cidades vizinhas.
Após a liberação e transferência de todos os pacientes, Dr. Lauri, que também é prefeito da cidade,  passou em todos os leitos apagando as luzes e fechando as portas.
Ele foi acompanhado por um grande grupo de pessoas que iam chorando e gritando o seu nome durante todo tempo.
Ao Fechar o portão principal, Dr. Lauri, fez um pequeno discurso, nele o médico fez um breve relato contando a história do nascimento do hospital e garantiu ao povo que a unidade voltará a atender os brejosantenses.
“(…) O Hospital nasceu a pedido de um estudante, foi o povo que o construiu e com a força do povo será reaberto (…)”, sentenciou, doutor Lauri.
O abaixo-assinado segue durante todo o dia e o mesmo será levado neste domingo pelo próprio médico que estará se reunindo com o Governador, Deputados e o Secretário de Saúde do estado.

fonte: IN1

Nenhum comentário: