-->

sábado, 10 de setembro de 2011

Número de desabrigados pelas chuvas em Santa Catarina já passa de 880 mil pessoas



Vista aérea da cidade de Itajaí, em Santa Catarina, na manhã deste sábado (10)Vista aérea da cidade de Itajaí, em Santa Catarina, na manhã deste sábado (10)
No total, 37 municípios estão em situação de emergência e três, em calamidade pública.
O número de pessoas afetadas pelas chuvas em Santa Catarina chegou a 884.273 na tarde deste sábado (10). Segundo dados do último balanço da Defesa Civil, publicado às 16h, há 145.486 pessoas desalojadas (que podem contar com ajuda de vizinhos e familiares) e 10.790 desabrigados (que perderam tudo e precisam dos abrigos públicos).
As enchentes também fizeram com que 37 municípios decretassem situação de emergência: Alfredo Wagner, Angelina, Araquari, Bocaina do Sul, Botuverá, Canelinha, Caçador, Correia Pinto, Florianópolis, Herval D'Oeste, Ilhota, Indaial, Ituporanga, Içara, José Boiteux, Leoberto Leal, Lindoia do Sul, Major Gercino, Mirim Doce, Monte Castelo, Navegantes, Papanduva, Petrolândia, Presidente Getúlio, Pouso Redondo, Porto União, Rio das Antas, Rio dos Cedros, Rodeio, Santo Amaro da Imperatriz, Santa Terezinha, São Domingos, Tijucas, Trombudo Central, Vidal Ramos, Videira e Witmarsum. Outras três estão em estado de calamidade pública: Brusque, Rio do Sul e Agronômica.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, 28.094 casas tiveram danos materiais e 75 municípios tiveram danos em serviços de transporte. Segundo o órgão, uma pessoa morreu por causa do mau tempo no Estado.
Escolas

A Secretaria de Estado da Educação divulgou que estão suspensas as aulas na região de Blumenau, Itajaí, Camboriú, Navegantes, Penha, Rio do Sul, Joaçaba, Herval do Oeste, Caçador, Rio das Antas, Timbó, Petrolândia, Taió e em todos os municípios das Secretarias de Desenvolvimento Regional de Brusque e de Ibirama. As escolas localizadas na zona rural dos municípios de Otacílio Costa, São José do Cerrito e Correia Pinto também estão sem aulas.
A chuva provocou estragos na estrutura de algumas escolas. A EEB Hermes Fontes, de Petrolândia, apresentou rachaduras nas paredes. Na região da SDR de Caçador ocorreu o desabamento parcial de um telhado. A EEB Eliseu Guilherme, de Ibirama, teve suas aulas transferidas para a Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina).

A recuperação das aulas para cumprir o calendário escolar só deverá ser definida após a volta das aulas. Cada escola terá autonomia para recompor seus horários, com aprovação das Gerências Regionais de Educação das SDRs.

Escolas que estão servindo como abrigo para famílias atingidas pelas cheias:

Blumenau - EEB João Durval Muller, EEB José Maurício, EEB Jonas Neves e EEB Santos Dumont;
Brusque – EEB Feliciano Pires;
Gaspar – EEB Frei Godofredo e EEB Arnaldo Zimmermann;
Ilhota – EEB Valério Gomes;
Ituporanga – EEB Roberto Moritz e EEB Carlos Thiesen;
Itajaí – EEB XV de Junho, EEB Henrique Silva Fontes, EEB Afonso Niehus, EEB Nereu Ramos e EEB Maria Nilza Evaristo.

Doações

A Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) começou a receber, na sexta-feira (9), no Centro de Ciências de Administração e Socioeconômicas (Esag), no bairro Itacorubi, em Florianópolis, doações de alimentos não perecíveis, água, produtos de limpeza e de higiene pessoal, e colchões para ajudar os atingidos pela chuva em Santa Catarina.

A Esag/Udesc fica na av. Madre Benvenuta, 2007, no Itacorubi, em Florianópolis. Outras informações sobre as doações podem ser obtidas no Daag, pelo telefone (0XX48) 3321-8216.
Até este sábado, a Secretaria Estadual de Defesa Civil não estava fazendo campanha de doações. Segundo o secretário do órgão, Geraldo Althoff, as prioridades dos municípios estão sendo atendidas com recursos do Estado, e uma campanha de donativos neste momento demandaria uma estrutura logística e de pessoal.
- Mesmo assim, apoiamos as pessoas que queiram ajudar os locais. Solidariedade é muito importante. Solicitamos que as pessoas que pretendem auxiliar procurem se informar das necessidades das comunidades, e entre em contato com o responsável das doações no município.

A Defesa Civil orienta que os alimentos doados devem estar dentro do prazo de validade, sejam não perecíveis e tenham a embalagem em bom estado. Já colchões, roupa de cama e travesseiros devem estar limpos e em bom estado de conservação, assim como, as roupas e calçados. As peças não podem estar rasgadas ou danificadas.


Do R7

Nenhum comentário: