-->

sábado, 10 de setembro de 2011

Araçagiense José Veríssimo, poeta e escritor, recebe Título na Câmara da Capital





O poeta e escritor José Veríssimo, natural de Araçagi, recebeu, na tarde da última quinta-feira (8), o Título de Cidadão Pessoense, proposto pelo vereador Mangueira (PMDB) e aprovado por unanimidade pelo Legislativo Municipal. “Minha mensagem poeta, fica como espelho. Este é um momento importante na vida que permanecerá reprisando na minha memória”, declarou o homenageado, num dos trechos de seu discurso na tribuna.

“Uma homenagem que me proporciona muito orgulho, a mim e a minha família. Não estou conseguindo nem posso esconder a emoção que estou sentindo neste momento”, ressaltou o poeta. José Veríssimo não poupou, na ocasião, elogios ao autor da propositura. “Nobre vereador Mangueira, emocionado, agradeço sua iniciativa. Mangueira tem se destacado, como parlamentar, na defesa dos seus ideais e na luta pela Capital”, comentou. Por sua vez, o vereador fez questão de manifestar, entre outras coisas, durante seu discurso, o reconhecimento de tantos anos de caminhada e tantas conquistas.

Para ele, é o reconhecimento justo a homens e mulheres que dedicam vidas inteiras ao desenvolvimento do nosso Estado. “Hoje o meu momento é o que sela minha amizade ao poeta José Veríssimo e toda a sua família. Que bom que tudo isso acontece dentro da Semana da Pátria. Deste berço esplêndido, desta terra mãe gentil, surge de família humilde, no município de Araçagi, o lavrador, o homem da roça que mais tarde se tornaria poeta popular, um dos mais respeitados cordelistas dos nossos dias, José Veríssimo”, ressaltou.

Mangueira falou sobre a passagem do poeta pelo Rio de Janeiro, sua participação na obra de construção da Ponte Rio-Niterói e sua vida como vendedor de cocada aos trabalhadores da obra. “José Veríssimo é um poeta bem sucedido, membro da Academia Paraibana de Poesia, casado coma a Senhora Maria da Silva Veríssimo, e pai de Sebastião, Sebastiana e Gracinha”, destacou. O parlamentar agradeceu, por fim, a Deus e ao povo pessoense por lhe permitir estar na Câmara Municipal de João Pessoa e, neste momento, homenagear homens e mulheres que não têm grandes, ou talvez nenhuma referência, mas que são pessoas formadas na universidade da vida.

O deputado João Gonçalves (PSDB), corregedor da Assembleia Legislativa, ressaltou que, além de uma figura popular, José Veríssimo é um homem comunitário, do povo, de origem simples e que escreve suas poesias com a alma, o espírito e o coração. Já o deputado Raniere Paulino (PMDB) avalia que o homenageado, em suas poesias, conta justamente a ação transformadora do homem sobre a terra e sua origem. “Essa homenagem representa o sentimento dos brejeiros. O vereador Mangueira teve uma iniciativa muito feliz”, disse.

A sessão solene foi secretariada pelo vereador Sales Dantas (PR) e contou com a presença de várias personalidades, intelectuais, escritores, amigos e familiares do poeta, como Políbio Alves (escritor), o pastor Flávio Delino que, na tribuna, leu o Salmo 103, versículos 1 e 2, e Maria Pires da Silva, representando a Academia Paraibana de Poesia. O homenageado, ao lado de sua esposa, Maria da Silva Veríssimo, e do pai, Manoel Veríssimo, foi agraciado com o Título, entregue por Mangueira.

Ainda se revezaram na tribuna para homenageá-lo, a sobrinha Verônica Veríssimo, o prefeito de Araçagi, Onildo Câmara (PRB), e Manoel Silveira da Costa. Também prestigiaram outras lideranças políticas do município, sua terra natal, como os vereadores Dé Neguinho (PTB) e o presidente da Câmara Municipal, Melquezedek (PSDB).

 

Paulo de Pádua

Nenhum comentário: