-->

sábado, 27 de agosto de 2011

Juiz pune Google por blogs que criticam prefeito no Ceará.

Prefeito denunciado em blogs por corrupção e desvio de verbas públicas. O prefeito da cidade, de Varzea Alegre José Helder Máximo de Carvalho pediu a retirada dos blogs. 
.

O juiz Augusto Cezar de Luna Cordeiro Silva, da 1.ª Vara da Comarca de Várzea Alegre (CE), determinou o bloqueio de R$ 225 mil das contas do Google Brasil Internet por descumprimento de ordens judiciais em ação movida pelo prefeito da cidade, José Helder Máximo de Carvalho (PMDB). O prefeito pediu à Justiça a retirada do ar de três blogs hospedados pelo Google. 

Carvalho afirmou que os sites denigrem a sua imagem por meio de textos anônimos, que o acusam de corrupção e desvio de verbas públicas. Ele alegou que os responsáveis pela alimentação dos blogs são ocultados pelo provedor. 

Em fevereiro, o juiz titular da comarca, Gustavo Henrique Cardoso Cavalcante, ordenara ao Google que removesse as páginas e indicasse os responsáveis por sua produção. A empresa recorreu. Alegou o direito constitucional à informação e a impossibilidade de fornecer dados dos criadores dos blogs.

Em nova decisão, em maio, o juiz aplicou multa diária de R$ 5 mil em caso de novo descumprimento. O Google não recuou. O juiz então bloqueou as contas da empresa. 


É até uma questão de segurança para essas pessoas não terem reveladas suas identidades. A política no interior do Brasil ainda é muito atrasada, usa meios coercitivos. Uma pessoa que se mete a criticar oligarquias locais corre ainda hoje no século XXI grande possibilidade de ser morta. A violência, principalmente homicídios, crimes políticos, acontecem bastante pelo interior do brasil. 


No passado tivemos no Ceará pelo menos tres casos de espancamentos e tortura no de pessoas que ousaram se expor públicamente e denunciar irregularidades em prefeituras. 

Iguatu:

Na cidade de Iguatu as vítimas foram cinco jovens, entre eles, um jornalista, que distribuíam panfletos com críticas ao prefeito.
Notícias de Pentecorte
Caderno: CEARA , POLITICA

Nenhum comentário: