-->

terça-feira, 15 de março de 2011

Frente da Agricultura Familiar será lançada nesta terça

afamili.jpgSerá relançada nesta terça-feira (15) a Frente Parlamentar da Agricultura Familiar. O grupo é formado por 223 deputados e tem como coordenador provisório o deputado Assis do Couto (PT-PR).

“Dada a importância da agricultura familiar para o Brasil, é fundamental que o Congresso Nacional esteja permanentemente atento às suas necessidades e debatendo os temas de interesse dos agricultores e das organizações que representam o setor”, disse Assis do Couto.

O deputado ressalta que a agricultura familiar emprega a maior parte da mão-de-obra ocupada no campo (12,3 milhões de pessoas) e tem participação importante na produção dos alimentos que compõem a cesta básica.

Assis do Couto lembra que, de acordo com o último censo agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2009, a agricultura familiar era responsável por 87% da produção nacional de mandioca, 70% da produção de feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz e 21% do trigo. “Na pecuária, o trabalho dessas famílias produtoras responde por 58% do leite, 59% do plantel de suínos, 50% da produção de aves e 30% dos bovinos”, disse o parlamentar.

Nenhum comentário: